Partilhe nas redes

Humano Festival: fortalecer as comunidades

Arranca mais um ano de HUMANO Festival para desafiar as escolas e fortalecer a cultura democrática e consciência cívica destas comunidades tão diversas. Segue agora para novas escolas: uma construção participada com a Escola Secundária Sebastião Silva, de Oeiras e a Escola Básica e Secundária Passos Manuel, de Lisboa.

Em Abril passado o Humano Festival foi a cereja no bolo dos grupos de jovens do Bairro Padre Cruz e de Alpiarça – no blogue do Humano Festival pode ser visto um resumo do que alcançaram jovens, assistentes operacionais, mães ou avós  e ainda as parcerias locais que fizeram esta grande festa da democracia, direitos humanos e novas formas de olhar o mundo!

Como tudo começa, para as escolas e professores em sintonia com esta ideia de tornar as nossas comunidades mais humanas? O primeiro passo tem sido a formação inicial a educadores e jovens com o apoio de facilitadores de arte e literacia para os média como Marta Branquinho, Eduardo Amaro, Joana Saraiva e o coletivo Qual Albatroz. Através de um processo participativo, estudantes, educadores e as parcerias locais, definem juntamente com os facilitadores como apresentar e valorizar tudo o que a escola e os projetos de alunos e parceiros fazem em cada comunidade escolar.

No Humano Festival são jovens dos 12 aos 16 anos que se tornam agentes locais de ação democrática participativa, capacitados através da utilização de dinâmicas como histórias de vida, teatro, cinema e outras artes. Em 2023 os processos nas quatro escolas vão de novo culminar no evento anual – o Humano Festival – onde são apresentadas as ações e produções dos jovens sobre democracia e direitos humanos, em sinergia com parceiros e habitantes locais e atividades culturais e sociais.

A 4Change e a rede de parcerias, com o apoio dos #EEAGrants / #cidadãosativos, contribui assim para capacitar e envolver toda a comunidade, das associações de encarregados de educação à equipa da escola – para valorizar a dimensão humana na cultura das escolas e a coesão social das comunidades locais. Quem se quer juntar à formação germinadora para novas escolas 12 e 13 de Maio de 2023? Formulário na página.

saiba mais

Skip to content