Partilhe nas redes

Vamos namorar à janela (do mundo)?

Namorar à Janela (do mundo) é um projeto BIP/ZIP que potencia a inclusão social e digital das pessoas seniores do território da Ajuda. Vamos também formar técnicos e profissionais em literacia mediática e no direito aos afectos e à vivência da sexualidade sénior.

A 4Change, a APF e a Klapt Produções uniram-se para potenciar a inclusão não só social mas também digital das pessoas seniores do Clube Sénior da Fundação LIGA no Casalinho da Ajuda – como zona de intervenção prioritária da Câmara de Lisboa, recebeu o apoio do programa BipZip

O projeto chama-se ‘Namorar à janela – do mundo’ e vai fortalecer as competências da literacia para os média integradas numa vivência plena e segura da sexualidade. 

Neste contexto de pandemia Covid-19 a população sénior do território da Ajuda com poucas competências tecnológicas ficou ainda mais isolada, com a saúde mental e afetiva fragilizada. À falta de acesso, juntou-se a falta de competências para a inclusão na sociedade digital – como a resolução de problemas e o espírito crítico. A ‘virtualidade’ abre novas possibilidades de fraude, não apenas financeira mas também afetiva e sexual – a literacia necessária para a inclusão social exige o desenvolvimento de novas competências, de auto-estima e do reconhecimento dos direitos das pessoas seniores. 

Um desses direitos é o de uma vida afetiva e uma vivência sexual, que as instituições e a sociedade têm o dever de assegurar e que não se esgota com a idade. Este projeto procura responder ao problema da inclusão digital mas também ao direito a uma vida afetiva plena – e ao fortalecimento das competências dos profissionais e voluntários para as facilitar.

saiba mais

Skip to content