Partilhe nas redes

Museu do Bairro em Oeiras: últimas inscrições

O Museu do Bairro, parte integrante do Programa Oeiras Educa+, reforça a ligação entre o ensino formal e não-formal, destacando-se como um projeto inovador promovido pela 4Change e o Município de Oeiras, desde 2019. Com o intuito de proporcionar atividades significativas para a comunidade, o Museu do Bairro destaca-se como uma iniciativa que combina a componente artística e a metodologia participativa, revelando seu potencial através do olhar único dos jovens.

Ao cruzar temas e estimular a expressão criativa, o Museu do Bairro contribui para a desconstrução de preconceitos inerentes ao complexo conceito de identidade nas sociedades atuais. Dr. Jorge Barreto Xavier, Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, destaca: “Os jovens são desafiados a interrogar-se sobre as suas comunidades, os seus grupos ou os seus valores, seja através do trabalho de grupo, da metodologia participativa ou da expressão livre da criatividade.

Cada turma envolvida participa em seis workshops de 90 minutos, nos quais concebem, desenvolvem e constroem as suas próprias exposições comunitárias. O Museu do Bairro não é apenas um repositório de espaços e obras, mas também um guardião das histórias das pessoas que tornam Oeiras um concelho vivo. A apropriação do património e o desenvolvimento do sentimento de pertença têm demonstrado aumentar os níveis de integração social entre os participantes, culminando na criação de conteúdos expositivos que refletem a autenticidade local.

Esta semana, são lançadas as últimas vagas para inscrição de turmas neste projeto. As escolas interessadas podem realizar as inscrições através do Portal https://www.oeiraseduca.pt, dando assim aos jovens a oportunidade de se tornarem os arquitetos de um Museu que celebra a identidade única de Oeiras

saiba mais

Skip to content