Estamos a finalizar um processo de diagnóstico e capacitação apoiada pelo Programa Cidadãos Ativ@s / EEA Grants (gerido pela Fundação C. Gulbenkian): a equipa tem partilhado internamente e com as parcerias e especialistas que connosco trabalham, neste processo de re-pensar a 4Change.
Porque somos uma Cooperativa Social e Cultural desde 2005, mas somos também uma ONGD que trabalha em Cidadania Global e, por vezes, ainda prestamos consultoria nas nossas áreas mais fortes: os métodos participativos e a avaliação de impacto. A nossa missão, procedimentos e estratégias de fundo estão a ser afinados.
Este último ano foi cheio de desafios – mas de resultados que nos enchem as medidas e configuram apostas para o futuro:
- A adaptação de uma metodologia já conhecida da equipa – a fotografia participativa – como ferramenta de investigação ao nível do bairro, da comunidade e do que esta valoriza como património. Este foi o desenho do Museu do Bairro e foi aplicado em várias comunidades escolares do concelho de Oeiras, por duas centenas de jovens dos 11 aos 17 anos. Do olhar destes jovens sobre os seus ‘bairros, resultaram 9 exposições de fotografia que tiveram a honra de serem vistas por centenas de oeirenses, não apenas em cada escola mas também no Mercado Municipal de Oeiras, no Edifício Atrium e ainda no Centro Comercial Oeiras Parque. Vamos continuar a trabalhar com a Câmara Municipal de Oeiras e as suas equipas Oeiras Educa+ e Oeiras 27, em conjunto com a Cultura e Património – para continuar a construir o Museu do Bairro!
- A exposição e a campanha de mupis do Namorar à Janela do Mundo, com retratos e pedaços de história de vida das nossas seniores da Fundação LIGA/Clube Sénior, esteve desde 2021 em digressão pela cidade de Lisboa. Continua disponível para ser vista por aí – e aguardamos o seguimento deste trabalho de capacitação digital e empoderamento da população sénior, com a candidatura que seguiu este mês para o programa Erasmus +.
- Aproveitámos a ida a Bruxelas para reunir com a equipa da GEF – Green European Foundation – trouxemos na mala a renovação do projeto da Comunidade de Prática Education on Europe, que foi apoiado pela Fundação Bosch em 2021.