Partilhe nas redes

Uma exposição para ti, outra exposição para mim: as últimas do Museu do Bairro

O Museu do Bairro está a andar a todo o vapor: contam-se já 15 turmas, em 6 escolas do município de Oeiras, a finalizar o processo de exploração do património material e imaterial do Concelho, a partir da metodologia photovoice. Contamos-vos mais sobre algumas das experiências:

Nos dias 8 e 9 de Maio, o Museu do Bairro preencheu as áreas comuns da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, com as exposições finais das turmas 8ºF e 8ºG, que realizaram o projeto no âmbito das aulas de Cidadania do professor Daniel Tavares.

Estas duas turmas realizaram as suas saídas de campo no complexo do Jamor (8ºF) e no Parque dos Poetas (8ºG), transformando estes espaços do município de Oeiras em laboratórios vivos de fotografia participativa, e levando-os consigo para dentro da sua escola.

Em Paço d’Arcos, a turma 7ºI, da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, escolheu o tema das Cores para a sua saída fotográfica pelo espaço público. Parte do grupo focou-se em captar os contrastes e detalhes do que observavam, e os restantes centraram-se na descoberta de como enquadrar o seu “bairro” em planos mais abertos – mal podemos esperar para o momento de desenho e construção participativa desta exposição!

Não há duas sem três, e…

No dia 4 de Junho, inaugura a exposição global dos trabalhos selecionados pelas 15 turmas do ano 2024 do Museu do Bairro, no Oeiras Parque – agendas ao alto, vamos marcar!

 

O que é o Museu do Bairro?

O Museu do Bairro, parte integrante do Programa Oeiras Educa+, reforça a ligação entre o ensino formal e não-formal, destacando-se como um projeto inovador promovido pela 4Change e o Município de Oeiras, desde 2019. Com o intuito de proporcionar atividades significativas para a comunidade, o Museu do Bairro destaca-se como uma iniciativa que combina a componente artística e a metodologia participativa, revelando seu potencial através do olhar único dos jovens.

Cada turma envolvida participa em seis workshops de 90 minutos, nos quais concebem, desenvolvem e constroem as suas próprias exposições comunitárias. O Museu do Bairro não é apenas um repositório de espaços e obras, mas também um guardião das histórias das pessoas que tornam Oeiras um concelho vivo.

saiba mais

Skip to content