Partilhe nas redes

A cidade como território de aprendizagem: UrbEX em Berlim

Continuamos em época de rentrées – agora, o UrbEX leva-nos até Berlim para a “UrbExplorers: The city as a learning space”, conferência final deste Projeto Erasmus+, organizada pelo parceiro e promotor Tesserae (Berlim).

 

Nos dias 28 e 29 de Setembro, o UrbEX convida para um intercâmbio de dois dias de discussão e partilha de práticas e metodologias que ilustram o potencial da exploração urbana enquanto prática educativa e de envolvimento comunitário e cívico de jovens, nas dinâmicas de pensamento e disputa da agenda da cidade e dos territórios onde vivem, brincam e estudam.

 

A conferência “UrbExplorers: The city as a learning space” apresenta um programa gratuito e multidisciplinar, que inclui apresentações de experiências de toda a Europa, oficinas, caminhadas e muito espaço para discussão e trabalho, acolhido no espaço Refugio, no centro de Kreuzkölln, em Berlim – a equipa da 4Change estará a dinamizar um momento de partilha e debate a partir dos Local Labs realizados em Lisboa, com jovens. Entre as várias participações de especialistas das áreas da animação sociocultural, estudos urbanos e do movimento social, destacamos a participação de Felipe Salazar, parceiro da 4Change na mediação do processo de construção de um novo website, a partir de uma das suas casas – o Studio Venturas – com a partilha da experiência lúdica de exploração territorial “Cassandra”; e sobre a gamificação da realidade e o papel cívico dos media. 

 

Iniciando um diálogo entre o desenvolvimento comunitário, a academia, o movimento social e o poder  executivo sobre o potencial dos bairros como espaços de aprendizagem, o projeto UrBex lançará a primeira pedra, em Berlim, para a construção de uma rede de instituições interessadas em criar práticas espaciais direcionadas à juventude.

 

E será que nos ficamos por aqui? Falso. O UrbEX voltará para um último percurso em Lisboa, em Marvila, com uma programação dedicada ao território e às suas gentes, a partir da apresentação da ferramenta ItinerAntes, desenvolvida no âmbito do projeto, e com a experimentação das Caminhadas Afetivas, outra metodologia desenvolvida e testada por Felipe Salazar. 

Em breve, chegará um expresso com novidades.

 

Saiba mais sobre o Projeto Erasmus+ UrbEX aqui: urbex4youth.org

saiba mais

Skip to content