Partilhe nas redes

Os média e o ativismo no quotidiano

Com o Outono, arrancou mais um projeto Erasmus+ e a equipa da 4Change viajou até Bruxelas para a reunião de arranque do “CLAP: Collective Learning through Antiracist Productions”. O foco deste projeto será o desenvolvimento de competências críticas, metodológicas e técnicas para ler e usar os meios de comunicação – principalmente os audiovisuais e o digital, para educadores e equipas técnicas que trabalham com adultos.

Este primeiro encontro iniciou a planificação do CLAP bem como uma troca de práticas e partilha de recursos entre as três organizações europeias: o projeto é liderado pela Media Animation na Bélgica, em parceria com a Karpos da Grécia e a 4Change em Portugal. 

O CLAP envolve a participação ativa de todas as pessoas, incluindo as mais vulneráveis, promovendo o envolvimento cívico para maior equidade, através da capacitação de educadores. Através de módulos de formação, ferramentas e recursos para a dinamização de grupo, o projeto CLAP visa tornar as pessoas adultas mais autónomas para a produção audiovisual.

Simultaneamente, pretende-se contribuir para o combate ao racismo, promovendo produções de média que não apenas trabalhadas por pessoas afetadas por tal discriminação, mas que também comuniquem e advoguem em prol destas causas: será dada especial atenção à visibilidade e comunicação dessas peças de média através de um trabalho reflexivo e estratégico, realizado pelos próprios grupos. 

Como podem as produções amadoras ser usadas como uma oportunidade de ativismo? O financiamento Erasmus + permitirá que as organizações parceiras tenham tempo para inovar nas suas práticas e recursos e permitir finalizar técnica, estética e linguisticamente estes recursos educativos para que se tornem abertos e utilizáveis ​​pelo maior número possível de pessoas.

 #4changeONG #CLAPmediaeducation #ErasmusPlus

saiba mais

Skip to content