Setembro contou com a realização de laboratórios de exploração urbana, com jovens e organizações de diferentes bairros de Lisboa. Primeiro na Biblioteca de Marvila, depois na Associação Futebol de Rua (Bairro Padre Cruz) e por fim com o Clube Intercultural Europeu (na Casa da Cultura da Picheleira) debruçamo-nos sobre a cidade à nossa volta
Estes Local Labs são parte do Projeto Erasmus+ UrbEX, parceria entre organizações de Lisboa, Palermo (Itália), Sevilha (Espanha), Toulouse (França) e Berlim (Alemanha), que procura envolver jovens entre os 16 e 25 anos através da exploração do seu ambiente urbano. Em Junho, a 4Change levou as organizações parceiras que trabalham com jovens a uma formação intensa organizada pela equipa UrbEX em Palermo – onde a metodologia escolhida pela 4Change e parceiros locais para trabalhar com jovens de Lisboa foi o Game Design / RPG.
Através desta abordagem de Gamificação e Design Thinking – facilitada pela Associação Elemento – estes #urbexlocallabs aliaram a teoria à prática: pensar a cidade através de um olhar lúdico, alimentar o pensamento crítico e usar a exploração urbana com um recurso chave na colaboração entre comunidades.
Juntando os grupos de jovens dos vários pontos da cidade, a 4Change, em conjunto com a #anfrfutrua, o #clubeinterculturaleuropeu e os jovens participantes, voltou no dia 24 de Setembro à Biblioteca de Marvila: um dia para partilha, para jogar os RPG desenhados nos dias anteriores e compreender os fatores intervenientes no contexto dos jovens que lhes fazem diferença. Os resultados estão à vista.
Para aprofundar o conhecimento sobre esta temática, será em breve lançado o manual URBEX, um recurso gratuito para educadores, professores, ativistas locais, urbanistas e trabalhadores do setor social e da educação. Uma publicação inovadora que usa a exploração urbana como modelo educacional, com foco específico nos jovens em risco de exclusão social.
Saiba mais aqui: urbex4youth.org
Hashtags: #urbex4youth #ErasmusPlus #urbexlocallabs #4changeONG